quinta-feira, 19 de março de 2015

Estação do trem celebra 100 anos de história

De ponto da expansão econômica a palco da arte e da cultura. Há cem anos atrás, em 19 de março de 1915, foi inaugurada oficialmente a Estação Ferroviária de Mossoró, com linha para Porto Franco, local onde hoje está localizado o município de Grossos.

Nesta data, foi inaugurado o primeiro trecho da ferrovia que levou ainda mais de 35 anos para alcançar a Paraíba. Durante anos, foi o principal meio de locomoção da produção e dos habitantes da região. Em 1927, com a invasão do bando de Lampião, o trem serviu como meio de fuga para a população que temia a ação dos cangaceiros. A ferroviária foi desativada em 1989 e teve seus trilhos arrancados.

Somente em 1999, através da parceria entre a Prefeitura de Mossoró e a Petrobras, o antigo prédio do Sistema Ferroviário Federal é revigorado e se transforma no palco dos principais e mais grandiosos eventos da cidade: Estação das Artes Elizeu Ventania. O nome é uma homenagem ao compositor e violeiro Elizeu Ventania, falecido em 1997. Com a revitalização, o prédio recebeu o Museu do Petróleo, que conta a história de uma das maiores riquezas do Estado.

O pesquisador Geraldo Maia destaca o trabalho de preservação do local. “O prédio permanece com sua arquitetura original. Algumas mudanças foram feitas dentro do ambiente, mas, por exemplo, a escadaria e a parte superior preservam sua originalidade e são belíssimas”, comentou.

Para a secretária da Cultura, Isolda Dantas, a Estação das Artes é uma das referências da cidade. “Centenária e ‘com tudo em cima’. A Estação é um dos exemplos de como nosso patrimônio histórico e cultural deve ser preservado. Já solicitamos aos Governos Estadual e Federal o tombamento do prédio para garantir a preservação do espaço físico e de toda história que carrega”, disse a secretária.

Museu do Petróleo – No Museu do Petróleo, o visitante encontra maquetes, fotos, filmes e equipamentos que mostram a história do ouro negro em nosso Estado.

“Tanto o Museu do Petróleo quanto a Estação das Artes estão abertos para a visitação do público. Recebemos durante o ano, estudantes e visitantes de todo o país que se encantam com o prédio e sua história”, informou Márcio Moura, condutor de turismo.

Os interessados podem agendar suas visitas e conhecer um pouco mais desse equipamento cultural de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h, e no final de semana com agendamento prévio. O telefone para contato é o 3315-5174.

Nenhum comentário: